quinta-feira, 27 de março de 2008

sábado, 22 de março de 2008

PÁSCOA

O Cordeiro

Simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho.

Pão e Vinho

Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna.

O Círio


É a grande vela que se acende na Aleluia. Quer dizer: "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".




A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento.

Coelhinha da Páscoa



Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente.

A Cruz da Ressurreição



Traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição.

quarta-feira, 5 de março de 2008

domingo, 2 de março de 2008

alecrim


ALECRIM



Rosmarinus officinalis

O Alecrim é um arbusto aromático, denso, muito ramificado, que pode atingir 2 a 3 m de altura. Os seus caules são lenhosos quadrangulares. As folhas são persistentes, estreitas e coriáceas, com 2 a 3 cm de comprimento, são opostas duas a duas e cujas margens se enrolam para cima. As flores do alecrim são bilabiadas, de um lilás-pálido que abrem durante todo o ano, agrupados em pequenos cachos na axila das folhas. A época de floração é no Verão. Os frutos são aquénios ovais castanhos. Cresce por todo o lado na Europa Mediterrânica, em terrenos pedregosos, secos, em taludes, em charnecas e pinhais do Centro e Sul de Portugal. O alecrim, como planta aromática é utilizado em culinária, em perfumaria e também em medicamentos, como diurético e, como estimulante, fortalece as memórias enfraquecidas. As abelhas visitam o alecrim e produzem um excelente mel, de gosto intenso, chamado mel de alecrim.
Alecrim


Curiosidades
Diz-se que a rainha Isabel da Hungria, septuagenária, depauperada pela doença, recuperou a saúde e rejuvenesceu graças ao alecrim.